terça-feira, 13 de novembro de 2007

Assustadora

É a forma como este des-governo anda em termos educacionais. Lembraram-se de acabar com os analfabetos ou analfaburros como quem faz gelatina (junta-se água e já está). Acenam-lhes com uns pc's portáteis e lá vai disto. Se se souber um bocadito de português e tiver uma boa dose de paleio, já sai diploma! Demore o tempo que demorar. Burro é quem não aproveita, em boa verdade. Ok, talvez esteja a pintar o cenário mais negro do que ele é, mas é a minha forma de análise sobre o assunto.

Contudo, à conta desses re-cursos, ou de um re-curso do género, daqueles que ocupam os desempregados e dão equivalência não sei a quê, na 6ª feira tive uma situação caricata aqui no trabalho, no decorrer de uma entrevista de emprego:

Nome: Zurmira (nome fictício, mas foi dito com erro similar)
Referiu ao meu colega, na pré-entrevista que uma vez que não tem contacto telefónico, poderíamos entrar em contacto com uma vizinha sua que aqui trabalha. Pode facultar-me o nome? Não sei, só sei que estes dias a encontrei no horário de trabalho porque ela está a dar de mamar. Mas nome não sei.

Se não sabe, se for caso de a querer-mos contactar, como podemos fazer então? Diz-lhe e ela diz-me. Mas digo como se não me sabe dizer quem é? Se a vir sei.

A dada altura, já não sabia se era a minha dose de paciência a estoirar ou se estes re-cursos vão alegadamente dar competências a quem não as tem. É que se o patrãzinho sabe disto, ainda me mete a tipa como assistente / estagiária! Croma por croma, fico com a que tenho! Se bem que as diferenças...
Até já me chamam de ensina-burros de tantos que me aparecem. É um insulto para quem realmente estudou e esforçou-se para ser alguém na vida. Mera jogada para moldar estatísticas e a malta que aguente esta nova geração de anarfo*-camuflado.

*anarfabeto (como eles dizem que são por não saberem melhor)

Ai minhas amigas, onde isto vai parar, já não chega os desempregados de luxo (com canudo suado) que temos no país ainda vamos ter estes outros... Há, óbviamente excepções à regra, convém salientar.

4 comentários:

M disse...

Elas conhecem-se todas como coisinhas, já te disse :P

Anónimo disse...

Desculpa lá, eu frequento o centro de novas oportunidades e não me considero burra, até porque frequentei o 12º ano até ao fim (se não fosse a estúpida matemática), lol.
E acredita que preferia mil vezes frequentar tudo de novo em vez de andar a entregar trabalhos sobre cidadania, cultura e tecnologia e ciência.

Comadre Marcela disse...

Oh Comadre, mas você tem algum iman ou que? Parece-me que você atrai cromos!!!

Comadre Loira disse...

Cromos e "tonos", como no outro dia ouvi dizer e gostei.
E não venham mais deles!!!